segunda-feira, 1 de março de 2010

Como fazer!!

Olá pessoal!!!!

Eu sou um cara meio maluco quanto a testar novas maneiras de impressão em Ink Jet (impressora jato de tinta), particularmente não abro mão da marca Epson, combinada com um Mac, porque assim só sai coisa boa, isso não quer dizer que em outras impressoras esta técnica não funcione.
Então... mas antes de colocar o passo a passo deste modo de impressão, vou contar um estorinha de como descobri isto. rsrsrs
Estava eu morando em Curitiba, e tive que vir embora de lá às pressas, porque o frio era intenso e não me acostumava com aquela coisa.
Gonçalense, frio máximo de 18º, pegando um frio paranaense de -5º, ninguém merece!!!! rsrsrsrs
E quando cheguei de volta no Rio, estava sem emprego, sem trabalho, minha filha mais velha Thaís, no bucho... e aí, fazer oquê?
Comecei a pensar, e vi que tinha um mac, e uma impressora só, e que daquilo eu tinha que fazer alguma coisa, tirar leite de pedra mesmo!!!!
Pensei... tem um montão de colégios por aqui em Songa (São Gonçalo) e poderia fazer carteirinhas e oferecer, era uma forma de faturar alguma merreca e começar a fazer o guarda roupa do bebê.
Mas só que sou meio chato, igual a japonês, tento fazer o que já existe só que melhor. Queria fazer as tais carteira em PVC, para poder cobrar mais caro, já que a programação visual era o que eu ia ganhar dinheiro.
Mas como achar PVC? Imprimir então... impossível. Comecei a catar dentro de casa e achei uma dessas embalagens de sorvete, ideal, o PVC era fininho e maleável e ficaria legal. Aí veio o segundo problema, como imprimir?
Lembrei que eu imprimia muitos acetatos transparentes para retro-projetor, e comecei a estudar como imprimir e colar no PVC.
Bolei a carteirinha, e lembrei que a impressão não poderia ficar na parte de cima do acetato, porque se passasse a mão sairia. Então fiz uma impressão invertida, para colar no PVC virada para baixo.
Outro problema... colar como sem borrar? Aí que foi a tal da 'EURECA". kkkkkkkkkk
Comprei umas etiquetas adesivas pimaco e colei em cima da impressão, direto. Ficou perfeita e usei fita dupla-face transparente no PVC da caixa de sorvete, e colei direto a impressão.
Pimba, Bingo, e mais todas as palavras de sorte. kkkkkk
Depois é lógico, fui aperfeiçoando com o passar do tempo, e hoje não uso mais caixa de sorvete, uso mesmo a placa de PVC que se compra a metro, na Rua Buenos Aires, naquelas lojas de plástico, no centro do Rio de janeiro, e cola spray, o resto fica por conta das ideias de programação visual, e aplicação desta técnica.
Dá fazer carteiras, crachás, enfeitar bandejas, porta copo, e tudo mais que nossa imaginação e criatividade permitir.
Vamos lá, no primeiro "Como fazer" do Ermitão.

.........................................................

IMPRESSÃO EM PVC

Passo a passo para impressão em PVC (acetato para alguns).

1 - Criação

Criar uma imagem ou texto ou os dois juntos e definir o que vai ser impresso, aconselho sempre usar as impressoras da linha EPSON, pois, estas utilizam tinta DuraBrightUltra (secagem instantânea e resistente a umidade), jateação bublejet (esta jateação é um sistemas de bolhas e não de espirros de tintas, de maneira que não se espalha no papel ou filme, ficando firme onde cair).
Plataformas utilizadas, independe. Prefiro os Macs. Materiais usados no final.


2 - Impressão

Quando for imprimir a imagem criada, seja em InDesign, Ilustrator, Corel ou até mesmo Photoshop, fica melhor se gerar um PDF, e fazer a impressão direto do Acrobat. As cores saem mais fiéis a arte finalizada. Contudo, tem que se preparar o PVC de impressão, pois, a maioria das Epson não aceita impressão direto no filme, as suas roldanas de rolagem são de plástico e não de borracha com as das versões antigas. Pois bem, então descobri que se colocarmos uma folha na parte de trás do PVC, ela passa normalmente, como se fosse uma folha comum. Figuras abaixo.


Jateie uma camada leve de Cola spray na folha comum, Chamex 75g e cole-a na parte de trás do PVC, de forma que fique bem grudado e não solte dentro da impressora, passando uma flanela antes. Após este processo, coloque o filme na impressora para a impressão propriamente dita.


A maneira de pedir a impressão será comum a todas impressoras, que venham a ser utilizadas. Impressão em Ultra Premium Photo Paper Glossy, Premium Photo Paper Glossy, Photo Paper glossy, sempre em High Speed e Mirror Image (Imagem invertida).


3 - Montagem

A montagem é feita após a impressão. Fixe a impressão no vidro, sem tirar a folha de trás do filme, com durex nas bordas para não dar bolhas, na hora de colocar a etiqueta adesiva branca em cima da impressão. Isso para poder dar contraste nas cores impressas, conforme figuras abaixo.


A melhor maneira de se colocar o adesivo e desta forma, com um pano meio úmido de oléo de máquina. Pois, assim o papel fica também um pouco únido, mantendo a elasticidade e evitando bolhas. Como estas imagens abaixo.


Eu aconselho também, utilizar um pedaço de esquadro ou régua quebrado, para esticar ainda mais o adesivo atrás do PVC impresso. E finalmente está pronta a impressão.


4 - Acabamento

O acabamento é a parte mais fácil e simples. Pega-se o PVC de sustentação, branco leitoso, corta-se do tamanho da impressão, e jateie cola spray em quantidade generosa, depois coloque a impressão em cima de passe um flanela e movimentos circulares, juntando bem as duas faces.


Na parte de cima da impressão, pode restar um pouco de cola, do papel colocado para impressão, então passe o pano úmido com óleo e retire este restante de cola spray.


Pronto, está montado, agora é só cortar e dar os retoques finais.


Esta maquininha é uma canteadeira, para arredondar os cantos e deixar mais bem acabado o material. Depois disto é só lixar com uma lixa branca de unhas, comprada em cutelaria e tirar a rebarba que a faca olfa deixa, passar um flanelinha. E o trabalho está completo
Esta técnica poderá ser utilizada em diversos produtos, é só usar a imaginação.


5 - Materiais Utilizados

01- Folhas de PVC com ou sem tarja. (Transparência ou acetato de impressão).
02 - Etiquetas Pimaco tamanho A4 branca. Obs: são as melhores e não dão bolhas.
03 - PVC de sustentação leitoso. Pode ser comprado a metro, na Rua Buenos Aires, Centro da cidade.
Depois cortar em tamanhos pequenos. As espessuras podem variar em 0,30 / 0,40 / 0,50 / 0,70µ.
Obs.: Cuidado na hora de cortar o PVC, faça um risco com a faca olfa, e depois quebre-o.
04 - Cola Spray. (muito usada em estúdio para montagem de past up e papel pluma).
Existem outras colas mais resistentes que a da foto, não soltam mesmo!!!!
05 - Faca Olfa fina.
06 - Lixa de unha, tipo tijolinho. (pode ser comprada em cutelarias).
07 - Canteadeira. (Comprada em casas de equipamentos para encadernação).
08 - Flanela comum.
09 - Pano branco comum de saco de farinha.
10 - Régua ou esquadro, para corte.


Todos estes materias listado, podem ser adquirido em lojas do centro da cidade do Rio de janeiro, como Kalunga, Caçula, Casa Cruz ou outra papelarias.
Menos o PVC leitoso, que só é vendido em casas de plásticos, nas Rua Buenos Aires.

Obs.: Este processo de impressão é baseado na impressão a jato de cera ou eletrostática.
Esta impressão é feita à parte em uma camada de filme finíssima e aplicada em cima de um PVC grosso. Ela só desbota quando essa película usada é a nacional, caso seja a importada alemã ou americana, não desbota fácil.
Porém essa apresentada aqui, dura por tempo indeterminado, pois a camada de impressão fica entre o filme e a etiqueta, podendo pegar sol ou água, pouca é claro, que não sai.

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado desta dica.
Quaisquer informações adicionais, é só deixar um comentário, é responderei prontamente.

Um grande abraço e fiquem com Deus

Beto Ribeiro

4 comentários:

Beta Bernardo disse...

Tu é danadinho! Fez um ótimo PAP!!! Adorei!!
Demorei, mas tô aqui pra prestigiar seu blog!!
Desejo que seja um lugar de coisas bacanas, palavras boas, bem pronunciadas, de energia positiva, como a que você emana!!
Bjks, Beta

Beto Ribeiro disse...

Olá Xara!!!!

Muito obrigado pelo comentário e força.
Não sabe como necessito disso tudo.
Valeu!!!
Beijo grande.

Beto.

Unknown disse...

Ah só vc mesmo pra "fazer a mágica e ainda contar o truque". Vc é meu 'Professor Pardal' de Gonça preferido.
Isso não é uma dica é um aulão inclusive de vida e superação!!!
Bj,amigo!
PS.: Vem cá não dava pra 'esconder' o escudo do Flu? rsrs

vcomlider disse...

Boa Noite! Amigo aqui pela primeira vez gostei do seu tutorial, de grande valia para aqueles que buscam como fazer com toda minha experieencia busco sempre aprender mais, é a sua informação me foi muito util, obrigado um grande Ab.
ednaldopb@bol.com.br