quarta-feira, 3 de março de 2010

Mitologia Egípcia.


Poderosa Isis!!!!


Ísis alada (pintura mural, 1360 a.C.) - fonte imagem www.google.com.br


Olá pessoal!!!

Hoje vou falar um pouco sobre mitologia, não a grega ou romana, mas a egipcia!
Acredito que a maioria já ouviu falar sobre os mitos gregos como Zeus, Atena, Apolo, Artemis, Hera ou os romanos como Urano, Oceano, Crio, Teia, Tétis e por aí vai.
Mas a mitologia egípcia tem uma figura em especial que sou fã incondicional, é a ISIS, a deusa da fertilidade. Foi uma figura tão importante que conseguiu se estender além das fronteiras de seu mundo, foi cultuada em todas as partes, como modelo de mãe e esposa.
Conhecedora das magias naturais, se tornou protetora não só da natureza, mas também, dos escravos, pescadores, artesãos, e de todas as pessoas oprimidas por qualquer forma de mazela imposta pelos governantes e imperadores daquela época.

Templo de Isis em Pompeia - fonte imagem www.google.com.br

Isis tem os seu primeiros registro datados em 2500 a.C., durante a V dinastia egípcia. Foi a primeira filha de Geb, o deus da terra, e de Nut a deusa do firmamento.

Diz a lenda que este ser mitológico tinha um irmão chamado Osiris, que mais tarde tornou-se seu marido, tendo dessa união, nascido o filho Horus.
Através de Isis se deu a ressurreição de Osiris, que teria sido morto por Seth, este, deus egípcio da desordem, da traição, do ciúme, da inveja, do deserto, da guerra, dos animais e serpentes.
Seth era encarnação do espírito do mal e irmão de Os
iris, o deus que trouxe a civilização para o Egito. Seth era também o deus da tempestade no Alto Egito. Era marido e irmão de Néftis. É descrito que Seth teria rasgado o ventre de sua mãe Nut com as próprias garras para nascer.

Templo de Isis em Roma - fonte imagem www.google.com.br

Seth teria matado Osiris, por ciúmes de Isis, esquartejado e espalhado as partes em vários lugares da terra, e Isis com sua sabedoria, conhecimento das magias da natureza, procurou e recolheu cada pedaço e o fez renascer e então gerar o seu filho Horus.
Um outro conjunto de mitos tardios detalha as aventuras de Ísis após o nascimento do filho póstumo de Osíris, Hórus. Foi dito que Ísis deu à luz a Hórua e Khemmis, ao que se pensa, no delta do rio Nilo.
Muitos perigos surgiram para Hórus após o seu nascimento e Ísis navegou com o pequeno Hórus para escapar da ira de Seth, o assassino de seu esposo. Em um instante, Ísis curou Hórus de uma picada mortal de escorpião, além de outros milagres.
Ísis protegeu e promoveu Hórus até que estivesse suficientemente grande e forte para encarar Seth e tornar-se, subsequentemente, faraó do Egito.

Alguns traçam paralelos entre a adoração de Ísis na época final do Império Romano e a adoração à Virgem Maria cristã. Quando o cristianismo começou a ganhar popularidade, difundindo-se na Europa e em todas as partes do Império, os primitivos cristãos converteram um relicário da Ísis egípcia em um para Maria e de outros modos "deliberadamente tomaram imagens do mundo pagão".
Ísis, deusa da lua, também é mãe da natureza. Ela nos diz que para este mundo continuar a existir tudo que é criado, um dia precisa ser destruído. Ísis determina que não deve haver harmonia perpétua, com o bem sempre na ascendente, ao contrário, deseja que sempre exista o conflito entre os poderes do crescimento e da destruição. O processo da vida caminha sobre estes opostos, intimamente ligado ao reino espiritual no qual se baseia a manifestação material.

Templo de Isis em Filae - fonte imagem www.google.com.br

Então pessoal essa é a deusa que admiro tanto, e para fech
ar este post, colocarei uma poesia em homenagem a uma grande amiga, muito querida mesmo, que considero a Isis no caminho de quem a conhece, não só na aparência, mas nas ações.
Não é Karlinha!!!

Isis...

Voe, domine os ventos,
terás asas libertas das amarras do tempo
e a mim como seus pés
a conquistar montanhas e vales.

Conto linhas em versos
para aquecer seus dias,
e acendo meu coração
para escrever e alegrar suas noites.
Lembrar de cada flor que te dei
em forma de palavra,
me faz fonte inesgotável
de
querer ser a sua calma.
Queria ser seu tudo,
mas ainda sou só o meu.

Poderia ser o seu luar diurno
e até o sol noturno,

mas a distância te traz a mim
de maneira ilustrada,

em linhas e matizes de sonhos.
Palavras que não digo presente,
sonho-as ausente,

pois,
quando caminhava sozinho,
sem perceber me deste rumo,
foste minha Isis, minha índia,
minha linda, minha muitas outras palavras,
mas no fundo foste sempre uma rosa chá,
como da primeira vez.


Valeu pessoal, espero que gostem!!!

Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.

Beto Ribeiro

3 comentários:

Katia Bonfadini disse...

Beto, desculpe a demora, mas cheguei pra conhecer seu blog!!!! Amei esse post, tem tudo a ver com minha recente viagem ao Egito e ao templo de Isis, que aparece em uma das fotos! Adorei aprender mais sobre a mitologia egípcia! Quando a gente viaja, recebe tantas informações que fica difícil absorver tudo. Gostei muito do jeito como você escreve. Parabéns pelo post e pelo blog!!!!

Ana disse...

Hoje eu vou falar, digo postar, sem vergonhas ou desculpas. Como sempre vc é uma fonte de conhecimento, como disse pessoalmente escreves bem demais garoto Rogoolebeto! Muito legal essas informações, conheço um menininho em especial que vai se amarrar muito nelas. Beijos Ana CC.

Verônica Cobas disse...

Beto,

Adoro os arquétipos mitológicos e embora conhecesse algo da história de Osiris, confesso que várias das informações que você trouxe aqui eram desconhecidas para mim. Como sou leitora voraz e curiosa por natureza, foi bom demais ter passado por aqui para poder aprender mais.

beijo grande