terça-feira, 11 de maio de 2010

Sabedoria!!!


Sabedoria mesmo!



"A dor é um instrumento de Deus muito mais eficiente que Pai João.
Quando nego velho não consegue trazer um filho
para os braços de Deus,
vem a professora dor, que é infalível.
Ela sempre traz as filhos de volta para os caminhos do Pai.


Texto de Abertura do livro Sabedoria de Preto-Velho.
Pelo espírito de ângelo Inácio / Psicografia de Leonardo Möller.
Imagem: www.google.com.br


Olá pessoal!!!

Ao aproximar o dia 13 de maio, dia em que se comemora a abolição dos escravos, venho render homenagens a algumas das figuras mais emblemáticas e dóceis da religião a qual abracei desde pequeno, o espiritualismo na forma Umbandista de profissão de fé, e essas figuras são os queridos Pretos-velhos, Pais-Velhos e Pretas-Velhas.
Quem de nós deixou de se refugiar nos braços de vovôs e vovós como fonte de segurança e sabedoria?
Quanto tempo ganhamos em ouvir estórias contadas de forma carinhosa, pelos nossos velhinhos queridos na figura de segundo pai ou mãe?
É, mas esses espíritos podem ter sabedoria de branco novo e estudado - dito preconceito -, segundo um dos personagens do livro que pesquisei, estou em plena leitura, e o considero como uma livro de estudo, tal o seu ensinamento.

Citei acima, Preto-Velho, Pai-Velho e Preta-Velha, na linguagem popular é tudo a mesma coisa, porém, eles tem as suas peculiaridades, que os diferenciam uns dos outros.
Estranho né? Mas tem.

O Termo Pai-Velho é mais usado pelos espíritos iniciados espiritualmente nas antigas civilizações, como Atlântida e Lemúria, eles começavam os estudos em colégios de sábios, aos 7 anos e terminavam aos 49 anos. Neste período, os iniciados adquiriam conhecimentos, e para isto era necessário estudar prática e adestramento das faculdades, amadurecimento espiritual e a prova destes conhecimentos, seria testada na capacidade de administrá-los. Partindo deste ponto, podemos entender que estes espíritos tem um grau altíssimo de experiência, podendo se apresentar das mais diversas formas possíveis, quanto ao formato do seu perispírito, contudo, escolhem a mais simples, a mais humilde, a que mostre mais aconchego à pessoa que o procura em suas aflições e angústias diárias, enquanto encarnado.

Em outros livros psicografados como Aruanda, ou Tambores de Angola (Robson Pinheiro - Espírito de Ângelo Inácio), podemos entender o porque dos espíritos ditos das sombras, temerem os Pais-Velhos, pois, estes detém o conhecimento das forças da natureza e a maneira correta na manipulação de tais energias, trabalhando estas, sempre em função do bem maior e auxílio a quem precisa.

A sabedoria é tal, que nos dizem pérolas em suas expressões, como: "Deus colocou a cabeça, acima do coração, para podermos pensar antes de agir.", "Não transfira a outros, quer encarnados ou não, a direção da sua vida. Você é arquiteto da sua própria felicidade." ou "Não espere que o outro mude, mude você primeiro a sua vida, e verá que ela ganhará em qualidade."

Os Preto-Velhos e Pretas-Velhas, se apresentam da mesma forma, também por escolha própria, contudo, não tem os conhecimentos dos iniciados, podendo ser antigos escravos ou escravas - não estou dizendo com isso, que os Pais-Velhos também não poderiam ter encarnado como escravo -, que desencarnaram em idade avançada, reunindo conhecimento durante a encarnação, e acumulando sabedoria e humildade em sua condição de submissão aos senhores de escravos.
Alguns trabalham nesta condição, para se purificarem ante a revolta acumulada contra os seus senhores, mostrando assim, a necessidade de adquirir maturidade espiritual devida, para a sua evolução.

Para aqueles leitores que não praticam essa forma de expressão religiosa, não se sintam acanhados quanto a traçarem algum comentário, até porque nossa terra Brasilis tem uma pluralidade religiosa não por acaso, rsrsrs é tão somente para dar a oportunidade a todos de somarem conhecimentos, e sanarem de uma vez por todas, o preconceito imposto por aqueles que fecham seus olhos ao novo, ao conceito básico de que religião não é o fim, mas sim, um dos caminhos que podem nos levar ao grau máximo de felicidade. A luz Divina.

Procurem, conheçam, aprendam, discutam, somente desta maneira poderemos alcançar a maturidade espiritual para uma reforma interior e a aceitação das mais diversas formas de vidas, encarnadas ou não, que nos cercam na existência neste plano.
Renovemos nossos conceitos, para entendermos que a terra está em franca evolução, e não comporta mais o preconceito religioso ou quaisquer outros pelo desconhecimento, necessitando assim, um alto grau de estudo, e um comum acordo entre a ciência, filosofia e religião, como afirmou Allan Kardec.


Referencias do texto:
Livro Corpo Fechado
Psicografia de Robson Pinheiro
Pelo espírito W. Volts
orientação do espírito Ângelo Inácio



Um grande abraço e fiquem com Deus.

Beto Ribeiro

4 comentários:

josiane disse...

FALA CHICO!!!
MUITO INFORMATIVO ESSE POST,
REALMENTE A GENTE SABE TÃO POUCO E ESSE POUCO AINDA ACOMPANHADO DE ENGANOS E FALHAS DE INTERPRETAÇÃO.
AFF!!! GOSTEI MAIS AINDA DO QUE LI!!
VAI LÁ CHICO, ENGRANDEÇA MAIS NOSSOS CONHECIMENTOS!!!
UM GRANDE ABRAÇO E QUE DEUS NOS ABENÇOE!!!
PRECISAMOS!!! BJS

Luiz Eduardo disse...

Véio parabéns pelo post, falar desses psicólogos do astral é uma coisa maravilhosa, espero que vc não fique chateado mas gostei da sua idéia e vou escrever algo sobre esses maravilhosos pretos velhos!!!!
parabéns pelo post, bjsssssss

Unknown disse...

Ei Betão!!

Ótimo post sobre os pretos-velhos, gostei muito da pesquisa. Parabéns!!

Beijão!!

Beta Bernardo disse...

Adorei o post!!
O assunto sempre chamou minmha atenção, embora desde criança tenha sido orientada a ter medo. Hj sou mais esclarecida e busquei algumas respostas pras minhas dúvidas.
Adorei as pérolas!! Frases pra levarmos pra vida e lembrarmos todos os dias.
Qq quarta dessa eu posto lá no Criative-se! ;)

Obrigada pelo carinho de sempre! Demoro, mas tô sempre aqui. Adoro o blog e o tema!
Bjsk, Beta