terça-feira, 26 de outubro de 2010

O que é Neopaganismo, hein?


Neopaganismo?!



Olá pessoal!
Algumas perguntas não me saem da cabeça ultimamente:  O que é neopaganismo?
De onde vem e pra onde vai?
Bem... paganismo acho que a maioria sabe, não é? Basta não ser batizado, que é pagão.
Aí começa a complicar de novo. Batizado?????
De onde então vem o termo batismo?
Quem batiza quem? Serve para quê?
Mais perguntas, quantas e quantas. Então vamos começar do início. 

Paganismo
Do latim “paganus”: literalmente, “homem do campo”, “camponês”, “aldeão” ou “rústico”.
Paganismo é um termo referente às diversas formas de religiosidade não judaico-cristãs. O Paganismo abarca uma larga variedade de movimentos religiosos, particularmente aqueles influenciados pelos cultos europeus pré-cristãos. O termo pagão não deve ser associado à praticas satanistas, sendo que a divisão da natureza divina entre Bem e Mal, Deus e Demônios é crença judaico-cristã. O atual Paganismo, denominado neopaganismo, inclui ainda visões mais secularistas e sociedades sob o paradigma do ateísmo ou do agnosticismo. Os movimentos pagãos e neopagãos podem conter crenças que divergem largamente entre si como o politeísmo, o animismo, o panteísmo e outros paradigmas.

Batismo
No  mundo religioso o batismo é uma das coisas mais importantes segundo Paulo afirmou em Colossenses 3:5 “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno, e a avareza, que é idolatria” e 3:2 “Pensai nas coisas lá do alto. . . .” Quando esta mudança tiver sido feita, então Deus espera confissão da crença Nele e no batismo para remissão dos pecados.

em Mateus 28:19, Cristo ordenou aos apóstolos: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

em Marcos 16:16, Cristo afirmou: “Quem crer e for batizado será  salvo; quem, porém, não crer será condenado”.

em Atos 2:38, Pedro pregou que o batismo em nome de Jesus Cristo é para a remissão dos pecados.

em 1 Pedro 3:21, Pedro novamente afirmou que o batismo é essencial para a salvação.

Então... esse assunto começou a ficar ativo em mim, por conta de um dos meus sobrinhos se dizer neopagão, e quando essa expressão soou em meus ouvidos fique meio com pé atrás, isso somente por pura falta de informação. rsrs
Fui a caça, aí a coisa embolou mais ainda. Por conta da minha formação católica, e espiritualista, seria inconcebível para mim qualquer forma religiosa que não remetesse ao Cristo, contra ou a favor, mas ao eterno divisor de águas Jesus Cristo.

Neopaganismo


Gerald Brosseau Gardner, era um funcionário público Inglês, antropologista amador, escritor, ocultista e bruxo tradicionalista, que publicou alguns dos textos de referência sobre a Wicca, a Religião da Bruxaria a qual foi o fundador. 
Em 1908 era plantador de borracha, primeiro em Borneo e depois em Malásia. Depois de 1923 tomou algumas posições de serviço civil como inspector na Malásia. Em 1936, com 52 anos, regressou à Inglaterra. Publicou o texto autoritário Keris and other Malay Weapons (1936), baseado na sua pesquisa sobre armas no sul Asiático e práticas de magia. 

No seu regresso a Inglaterra adotou o naturismo, e aprofundou o seu interesse pelo oculto. Aqueles que o conheciam no movimento pagão moderno, como Doreen Valiente, dizem que era um forte adepto da terapia através do sol. 
O que se sabe é que ele fez a Bruxaria Wicca ser reconhecida como uma legítima Religião, e tendo feito apenas algumas atualizações e adaptações na “Antiga Religião” ao mundo moderno para isto. 

O Neopaganismo inclui religiões reconstruídas como o reconstrucionismo do Politeísmo Helênico, Celta ou Germânico, bem como modernas tradições ecléticas como Discordianismo, ou Wicca e suas muitas correntes.
Muitas dessas “reconstruções”, como o Wicca e Neodruidismo em particular, têm suas raízes no Romantismo do século XIX e reter os elementos visíveis do ocultismo ou teosofia que estavam em curso, então, que os distingue religião e folclore histórico rural (paganus).

Politeísmo Helénico
A religião da Grécia Clássica era politeísta tendo sido praticada na área circundante do Mar Egeu. É uma continuação das tradições da Idade do Bronze Final, Período Micênico, e, desde o século IV a.C. evoluiu para uma religião helénica dominada pela religião de mistérios e durante o Período Romano pelo emergente monoteísmo do neoplatonismo. A expansão da prática religiosa helénica foi gradualmente cristianizada seguindo os editais publicados pelo Imperador Teodósio I nos finais do século IV.

O culto dos antigos Helenos estendeu-se para além da península grega, isto é, para as ilhas e costas da Jónia na Ásia Menor, Magna Grécia (Sicília e Sul da Itália) e para as dispersas colônias gregas no Mediterrâneo Ocidental, por exemplo, Massilia (Marselha). O antigo conceito grego de divindade era geralmente politeísta. As páticas religiosas variavam de local para local, mas os povos gregos reconheciam os doze deuses olímpicos (Zeus, Hera, Poseídon, Apolo, Ártemis, Afrodite, Ares, Hefesto, Atena, Hermes, Deméter e Héstia ou Dionísio). Outros deuses e heróis eram também conhecidos na mitologia grega.

Crenças e Práticas


Os politeístas helénicos adoram os antigos deuses gregos inclusive os Olímpicos, divindades da natureza, deuses do submundo e heróis. Tanto antepassados físicos e espirituais são adorados. É principalmente uma religião votiva ou devocional baseada na troca de oferendas afim de obter a bênção dos deuses. As convicções éticas do politeísmo helénico moderno são muitas vezes inspiradas pelas virtudes do antigo grego, tais como, reciprocidade, hospitalidade e moderação.

A Wicca é uma religião basicamente duoteística que crê tradicionalmente na Mãe tríplice e no Deus Cornífero. Estas duas deidades são muitas vezes vistas como facetas de uma divindade panteísta maior, ou que se manifestam como várias divindades politeístas. No entanto, há também outras posições teológicas dentro do Ofício, que vão desde o monoteísmo ao ateísmo. A Wicca também envolve a prática ritual da mágica, em grande parte influenciada pela magia cerimonial do passado, muitas vezes em conjunto com um código de moralidade liberal conhecida como a Wiccan Rede, embora não seja uma regra. Embora adorem o celta Cernunnos, símbolo da virilidade, e por vezes seja confundida com Satanismo, os wiccanos não crêem em Lúcifer ou em Satã.

Existem diversas tradições distintas dentro da Wicca. Algumas, como a Wicca Gardneriana e a Alexandrina, seguem a linhagem iniciática de Gardner; ambas são frequentemente denominadas de wicca tradicional britânica, e muitos dos seus praticantes consideram que o termo “Wicca” possa ser aplicado unicamente a elas. Outras, como o cochranianismo, Feri e a Tradição Diânica, tomam como principal influência outras figuras e não insistem em qualquer tipo de linhagem iniciática. Alguns destes não usam o termo “Wicca”, preferindo “Feitiçaria” ou mesmo “Bruxaria”, enquanto outros crêem que todas estas tradições podem ser consideradas wiccanas, seu símbolo é um Pentagrama, designando em sua pontas, a interligação do espírito com todos os outro elementos da natureza, agua, ar, fogo e terra.

Fonte bibliográfica:


Imagens: www.google.com.br

Sim... “existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia.” Quando Shakespeare falou isso, garanto que ele não teria lido ou estudado religiosamente o que isso queria dizer, apenas teria recebido uma intuição divina. rsrs Cruzando algumas informações, estudadas na minha religião espírita, com essas informações passadas neste post, pude ver que tudo isso muitas vezes perece uma única coisa, parece somente.

O Neopaganismo em meu entendimento remete a magia, a mesma que outrora teria sido iniciada nos templos naturais de Lemúria e Atlântida, como já mencionei aqui em post anterior.

Os elementos da natureza, ou suas forças, podem ser entendidos como os orixás, os quais nos ajudam em trabalhos Umbandistas, relacionados às práticas de tais exercícios magnéticos deste cunho.

O Politeísmo pode ser encarado como resquício de memória de seres expatriados Dracônianos ou Capelinos, que compunham as raças precursoras neste plano. E em função destes seres não terem em seus planos de origem a forma humana e a resistência carnal, foram então considerados semi-deuses, em nosso plano.

O que me faz um pouco apreensivo é a forma como essas informações chegam até nós,  já que como eu disse, Jesus Cristo, em minha ótica, foi e será o divisor de águas neste planeta, queiram ou não aceitar, em termos religiosos ou não.
E mais, muitos amigos espirituais nos mandam mensagens explicando o porquê dos términos de ciclos e ciclos, vitais e religiosos, porquanto então, fiquemos atentos às informações, suas práticas e manipulação em grande escala sobre a raça humana atual.
E em complementação a isto,  em mensagens enviadas por vários espíritos, como Joanna de Ângelis, Emmanuel, André Luiz, Bezerra de Menezes, Ângelo Inácio e tantos outros, nos são explicados também, que existem energias altamente manipuladoras para os padrões humanos encarnados, sabedoras de que o ciclo vital delas neste plano terrestre está por findar, por conta disto e do excesso de inteligência, mas falta de elevação moral, se acham então no direito de espalhar mais e mais as suas formas-pensamentos no sentido de fazer crer que esta verdade seria a mesma verdade que Jesus Cristo pregou com sendo a libertadora.

Creio também que quanto mais falarmos abertamente sobre todas essas formas religiosas que nos cercam, mais fácil ficará para o esclarecimento e compartilhamento de ideias, e então as energias manipuladoras terão mais dificuldades de disseminar a sua verdade como sendo única, e nós poderemos também ficar em condições de saber a resposta a ser dada.
Conhecer e compartilhar deste conhecimento, não significa participar como divulgador de tal crença.
Como dizem alguns amigos espirituais, nada acontece sem que o nosso Pai Maior o permita.
Tudo pode ser força, mas só Deus é o poder que rege o nosso planeta, seja com que nome for, mas somente Ele, pode nos dar a liberdade que almejamos para uma vida eterna, através do conhecimento e sabedoria na utilização deste.
Que Deus nos dê muita luz, pois, necessitaremos para a caminhada até o nosso destino.

Gostaria que meus amigos e sobrinho Felipe, não se sintam ofendidos por alguma informação que passei, pois, sou apenas um pesquisador e não um praticante.

Beijo no coração de todos e fiquem na paz de Deus.

Beto Ribeiro

8 comentários:

Laurinha disse...

olha eu aqui!!
interessante esse post! Gostei!
e é Ele realmente que manda e desmanda! hahaah ;)

S. Thot disse...

Abordagem interessante do tema.

Líbia Caetano disse...

Olá Robertinho de Angola!
Firme na causa, vamos propagar o conhecimento.

Beijão!

Adriana Ribeiro nunes disse...

É,precisamos refletir e tomar muito cuidado!!!
O mais interessante em cada livro q leio é constatar como os trabalhadores do bem estão sempre nos socorrendo e que o Bem sempre vencerá o Mal, pois não existe Força Superior a DELE.Que qto. mais estudo, mais percebo que nada sei!!!!
Bj.

Beto Ribeiro disse...

Olá pessoal!!!

Laurinha - Grande Tricolor!!!
Obrigado pela disposição em entender o que tentei passar, e por estar sempre certa das suas convicções. Bjs

Beto Ribeiro disse...

Olá S. Thot!!!

Valeu por me dar o prazer de passar por aqui.
Valeu também pelas palavras!

Paz pra você.

Beto.

Beto Ribeiro disse...

Libiazinha de Aruanda!!!!!

Você é 10!!!
Estar atento a causa espírita, é sempre o mais importante!!!!
Salve nosso povo de Aruanda!!!

Bjs

Beto.

Beto Ribeiro disse...

Olá Adriana!!!!!

Estar abertos a novos conhecimentos, é o mais importante da constatação para sabermos lidar com as nossas limitações.
Sabemos muito menos ainda do que pensamos, vide
nossa vida espiritual. Quanto trabalho!!!!!!

Obrigado por estar sempre por aqui.

Bjs

Roberto.