terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Nossos olhos... eles falam!

Olhos...


Olá pessoal!!!

... Um buraco na alma!
Essa seria uma definição correta para descrever o que eu estava sentindo no dia de ontem, parecia que faltava alguma coisa, não sabia bem se era o calor escaldante desse Rio de Janeiro, que quando tem dias de 45º a sombra e venta, parece o inferno turbinado, ou a angústia de andar na rua como se estivesse  pisando em brasa sem estar no dia de São João, ou até mesmo estar pilotando fogão sem macacão corta-fogo.
É... o fato é que estava muito ruim andar na rua ontem... mas... aquele olhar...

Estava em um cliente, um colégio, muitas crianças, muita gente, muito calor, muito barulho... e de repente aquele olhar...

Como já falei por aqui, trabalho com alguns colégios, fazendo artes, propaganda, livros, livrinhos... livrinhos!!!!!!
Sim, e esses benditos livrinhos me deixa extremamente feliz, renovam meu final de cada ano, refazem minha alma com energia infantil quando faço as fotos, brinco com as crianças, escuto seus sonhos, e no final entrego suas almas impressas naquelas páginas bem coloridas, que me entrego por dias, no revelar de vontades que muitas vezes não sairão do papel, mas que fizeram por instantes as almas daquelas crianças voarem por lugares desconhecidos num tilintar de sinos, em suas visões coloridas do querer ser. 

E nesse colégio, no último ano, fotografei muitas crianças (como sempre né), mas, por incrível que possa parecer, a menina mais extrovertida, alegre e que conduzia todos os outros colegas para a posição correta da foto, não pode fazer o livro.
Mas não pode por quê?!
Depois me perguntei também.
Sim, a coisa foi essa, ela não fez, e eu mesmo só fico sabendo quem faz ou não faz depois, porque, na hora da confecção é que o colégio me comunica quem irá participar da festa ou não.
Caramba!!!!
Por que será que ela não participou?
Dificuldade talvez dos pais, ou outro motivo que eu não pudesse saber, mas o fato final foi que ela não participou da festa do livro e pronto!

Era ela então!!!!!
Aquele olhar que fez mudar meu dia, aquele sorriso sem mostrar sequer as janelinhas abertas faltando alguns dentinhos ainda, aquela criança linda que sorria com os olhos apenas, que ao me ver sentado calado, me olhou e parou como se por susto, e deve ter pensado: "É o tio das fotos dos livros!!!" "E o meu livro, será que ele esqueceu?" "Mas deve vir ainda, né?"

Tive um misto de alegria e angústia, porque encaro esse trabalho como bem mais que uma simples venda de livrinhos de formatura,  mas como impressão de sonhos, que poderá ser visto e relembrado durante anos, e anos, e anos...

Deus não me deu o dom da escrita, nem da métrica, mas me reservou a beleza de tentar trabalhar a minha alma, e procurar ter a percepção da leitura através da visão e do brilho que cada pessoa produz, que posso captar pelas minhas retinas num emaranhados de cores e sons - as cores pra mim produzem sons - e que somente são decodificados pelo meu coração, de maneira que nem eu sei. rsrs
E aquela luz, nos olhos daquela garotinha, Índigo, Cristal ou até normal, transformou o meu dia, e até me fez mudar o post de hoje. hehehehe

Então pessoal, fica a promessa, colocarei um post aqui quando eu entregar o livrinho dela, atrasado um pouquinho, mas com o mesmo carinho que fiz os outros. hehehehe.

Esse foi o olhar que me encantou!! Que tal? Lindo né?


Valeu gente, fiquem com Deus e beijo no coração de todos.

Beto Ribeiro

4 comentários:

Verônica Cobas disse...

Lindo olhar, Beto. Mas lindo também foi e é o seu olhar sobre o olhar dos outros. Generoso, afetuoso, sagaz, atento, analítico, aconchegante. Receber seu olhar, perto ou longe, é sempre muito bom

beijo grande

...e o nosso trabalho conjunto, hem??...

Beto Ribeiro disse...

Karaka, que lindo o que você disse!!!
Obrigado Vê, você me emociona sempre.

Quanto ao trabalho, ainda não pintou, mas falta pouco... espero!

Bjs Valeu!

Anônimo disse...

Beto,
Acabei de conhecer seu blog através de um outro Blog o "Casos e coisa da Bonfa"...Que prazer!!!
Nunca te vi, nunca havia ouvido falar de ti,mas lendo teus textos encontrei uma paz , encontrei doçura,encontrei compaixão...enfim!!!Li dois somente o da "Profissão pai "e esse que estou comentando...lindos , lindos de ler ,de viver ,de sentir.Você fala com a alma ,com o coração!!Me emocionei em cada linha e se você acha que não tem o dom da escrita engano seu,pois através dela você consegue de uma forma tão singela,mas tão sincera expressar os mais nobres sentimentos.Parabéns por ser assim,parabéns por essa humanidade,por esse coração grande e parebéns em dividir tudo isso através deste blog.Continuarei vindo aqui ,sei que valerá ler cada linha que escreve.Deus abençoe você e sua família!
Abraços
Pri Jacoby

Beto Ribeiro disse...

Olá Pri!!!

Que lindo o que escreveu menina!!!!

Vejo e leio os seus comentários nos blogs que passeio rs, e me sinto muito feliz por ter causado em ti, uma impressão vinda da alma.
Que Deus nos abençoe todos os dias, para podermos rir de felicidade com leituras, imagens e sonhos.

Obrigado por passar por aqui.

Grande beijo, fique com Deus.