terça-feira, 1 de março de 2011

Minha Mana...

Im Memoriam...

Daise de Souza Ribeiro - minha irmã!

Olá pessoal!!!

Hoje vou contar uma história, e também fazer um agradecimento...

Rio do Ouro, bairro do Município...  metade de Niterói e outra metade São Gonçalo, um lado saneado e o outro não, um lado enchia nas chuvas e o outro não, mas os dois lados muito pobres, nos idos de 1958, em 27 de fevereiro...
Uma família também humilde, mas cheia de fribra, com mãe leoa, e 4 filhas ainda miúdas, e essa 3ª era bem miúda, nascida no tempo, mas de difícil aceitação do lado de cá. E que dificuldade de ficar grande...

Andou pela primeira vez em plena Festa de Santa Therezinha. Que lindo ela andando atrás do pombo solto diante do altar, tinha já quase 5 anos, se sentia livre para voar com ele. Choro certo e correto agradecimento da mãe leoa, que nas imediações de seus bracinhos finos e fracos, estendia-lhe ao abraço, em busca do conforto de senhora atenta. rs (minha mãe)

Cresceu a menina, aos trancos e barrancos, arrancando vida de dentro de si, com a força das grandes amazonas, e matrizes de família, forma de mulher, guerreira por ser, fiel às crenças divinas, mas sem se deixar enredar pela religião dogmática, que fizera o batismo, a primeira comunhão, as missas, as ordens cristãs e tudo que pudesse levar direto ao ceu. rs Difícil a menina... mas livre e forte como o vento.

Buscou o sonho de liberdade constantemente, não tinha rédeas ou cabresto que a prendesse, nem meias palavras ou palavras inteiras que segurasse a voz esganiçada de tonalidade sutil e altíssima de timbre, a sufocar muitas vezes meus ouvidos em grandes falações. rs

Cresceu, crescemos, avistando um ao outro, em tempo desiguais, mas nos amando como deveria sempre ser. E foi assim, mana defensora, brigadora,  até por docinho em saquinhos de setembro, mas principalmente por fazer sempre valer opinião firme de pisciana dura na queda, e simples no afago, guerreira no campo e de alma pura como neve em defesa de quem nunca até sabia que... Mãe de filho de outros e mulher que poucos saberiam conhecer.

Tive sim, o prazer de conhecer e conviver com essa Daise, irmã minha, terceira na ordem dos irmãos Ribeiro, filha que zelava pelos seus, que presenteava a todos em seus momentos intermináveis de alegria, em viver cantando e sorrindo.
Estudamos juntos, trabalhamos juntos, vivemos juntos, mesmo não estando junto em sua partida, mas, estive junto em pensamento e direcionamento ao seu bem, ao seu Deus, ao nosso Deus.

Disse-lhe inúmeras vezes que a amava... como fui abençoado nestes momentos em olhá-la em olhos diretos, dizendo fique firme menina, tens a força dentro de você que irá conduzí-la até ao Pai. Recebi o presente de orar por ela em um de seus momentos mais tristes, e me fiz de pai em sendo mais novo dos irmãos.

Sinto hoje uma paz profunda em acreditar que estás bem, cumpridora de deveres contratados antes de chegar, íntegra, honesta, mãezona, grande esposa, enorme irmã, tia, e filha mais que querida.
Homenagem simples, mas que te sinto merecedora mais ainda, por ser você minha mão direita, esquerda, em momentos difíceis, voz de muitos outros em necessidades incontáveis, fonte de vida de crianças entregues a sorte e mulher, principalmente mulher com um "M" mais que MAIÚSCULO, beirando ao Maior, ao Mais belo, ao Majestoso dom de ser você.

Parabéns minha irmã, não pelo aniversário de sua partida, mas pelo grande 27 de fevereiro de sua chegada até nós, e durante esses 51 anos que nos brindou com sua maneira linda de ser, voz fina, riso farto e  música que afirmava que cantava... "Mia Gioconda". rsrsrs
Com você tristeza nunca teve vez, então, estejamos certos que nos encontraremos e daremos grandes gargalhadas disso tudo, e que cada um que venha a ler este post, dê um sorriso, e esse sorriso se converta em oração em direção a ti, confortando e te deixando mais e mais perto do Pai.

Como você sempre dizia: "Tô nem aí pro crime..." kkkkkkk

Deus te abençoe minha maninha, muita luz e obrigado por tudo de bom que nos deixou, querida!

Valeu pessoal, bom carnaval, sem excessos.

Beijo no coração de todos e fiquem com Deus!

Beto Ribeiro   

5 comentários:

Sabrina Pires disse...

Roberto, que linda e emocionante homenagem... me remeteu a saudade que tenho sentido pela partida da minha mãe, que pouco convivemos... Mas incluirei mais uma estrelinha nas minhas orações em pedido ao anjos que as levem para passear pelo lindo céu!
Parabéns pelas lindas palavras e obrigada pela emoção deste momento.
Abração!

Joiane disse...

Emoção mesmo!!! Parabéns pela escrita, pois arremessei-me prá bem longe, onde os olhos e braços não alcançam. Do nascimento a "partida" assisti a estória de perto. Que Deus esteja sempre conosco!!! Um abraço afetuoso!!!

Beto Ribeiro disse...

Olá meninas!!!
Sabrina e Josiane (Chica)

Muito obrigado por sorrirem comigo,
e fazerem a oração do amor. rsrsrs
Que Deus nos dê a mão, e nos conduza na linha
vertical do bem.
Paz na terra e amor no coração, precisamos
distribuir.

Beijo grandão!

Beto

Anônimo disse...

Aproveitando que aprendi a comentar os posts, vou dizer que ela faz falta... o astral dela, o carinho... ninguém substitui o vazio q uma pessoa amada deixa qnd Deus leva!

Parabéns mais uma vez por explicitar aqui a importância dessa preciosidade que a família Ribeiro ganhou e mais tarde perdeu!

Tia Daise, amada demais, deixou boas marcas!!

Um beijUU

Edilaine disse...

Beto que linda essa mensagem que vc escreveu pra sua irmã e como e lindo e saudavel essa aceitação,pois so quem perde sabe como e dificil essa despedida,com vc e com a Zel aprendi aceitar,mais essa homenagem incrivel me rir e chorar ao mesmo tempo,não de tristeza mais sim de alegria de perceber como nosso Deus coloca seres humanos bons na terra,pra nos ajudar nem que seja atraves de mensagem.
Muita linda que Deus te abençoe muito .
um grande abração.