sexta-feira, 22 de abril de 2011

Salve São Jorge... Saravá Ogum!!!!

São Jorge Guerreiro!



Olá pessoal!!
No dia 23 de abril, devotos do mundo inteiro comemoram o dia de São Jorge. Padroeiro de Portugal, da Inglaterra e da Catalunha, São Jorge também é protetor dos soldados, militares, ferramenteiros e ferroviários.

A devoção e o conhecimento a São Jorge cresceram no Brasil pelos escravos, que, proibidos de adorar seus ídolos “pagãos”, passaram então a fazer seus pedidos, cultos e rituais fora das igrejas, associando a imagem de São Jorge, trazido pelo Catolicismo português, aos orixás guerreiros do culto-afro. Por esse motivo é que São Jorge guerreiro possui diversas representações nas religiões afro-brasileiras; na Bahia é associado ao orixá Oxóssi, e no Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados do norte e nordeste ao orixá Ogum.

Oração a São Jorge
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge
para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem,
tendo mãos não me peguem,
tendo olhos não me vejam,
e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. 
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão,
facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar,
cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar. 
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com
o poder de sua santa e divina graça,
Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino,
protegendo-me em todas as minhas dores e aflições,
e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder,
seja meu defensor contra as maldades
e perseguições dos meu inimigos. 
Glorioso São Jorge, em nome de Deus,
estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas,
defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza,
e que debaixo das patas de seu fiel ginete
meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós.
Assim seja com o poder de Deus,
de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. 
São Jorge Rogai por Nós.

Ponto de Ogum
Eu tenho sete espadas pra me defender
Eu tenho sete espadas pra me defender
Eu tenho Ogum em minha companhia
Ogum é meu pai
Ogum é meu guia
Ogum vai baixar
Na fé de Zambi
E da Virgem Maria
Se a sua espada brilha no raiar do dia
Seu Beira-mar é filho da Virgem Maria
Seu Beira-Mar, beirando areia,
Seu Beira-Mar é filho da mamãe sereia

Regências
Nome - Ogum
Origem - Nigéria
Elemento - Terra
Suporte - Ferro
Domínio - Caminhos e progresso
Cores - Azul escuro e verde no Candomblé e vermelho na Umbanda
Saudação - Ogunhê
Oferendas - Feijão preto, inhame e cerveja branca
Flor - Cravo branco
Frutas - Manga espada e goiaba
Minério - Ferro
Pedras - Topázio azul e lápis-lazúli
Números - 2, 7, 14 e 21
Dia da semana - Terça-feira
Meses do ano - Abril e junho

Sincretismo
Lua - Nova
Folhas folha de palmeira; peregum nativo; folha da costa (saião)




Pesquisa texto:
Vídeo: www.youtube.com

Beijo no coração de todos e fiquem com Deus!

Feliz Páscoa!!!!

Beto Ribeiro

Nenhum comentário: