terça-feira, 17 de maio de 2011

Caridade irmão!!!!



Fora da Caridade não há salvação!!!



Olá pessoal!!!!

Bem... em minhas andanças nos últimos tempos, venho participando de movimentos espiritualistas, espíritas, de caridade, enfim, tentando me melhorar a partir do que posso realizar em mim mesmo e para os outros, porém, sistematicamente encontro barreiras que me permitem, infelizmente, mudar minhas rota muitas vezes, me afastando do verdadeiros trabalho espiritual, onde diz que “fora da caridade, não há salvação.”

Ultimamente venho me questionando quanto a essa máxima, tantas vezes cantada em versos e prosas pelo grande propagador do amor Chico Xavier, e vejam bem, ele nunca disse que fora do espiritismos, do catolicismo... não há salvação. O questionamento é quanto a prática desta caridade, e presencio muitas vezes, que esta frase fica meio distorcida, quanto as ações de quem fala com grande propriedade que: “Fora do meu modelo de caridade, não há salvação.”

Fala sério, né?!
Essa maneira de proceder muda tudo, não acham? Eu acho! rs
Então... estou meio que falando o que acontece em instituições espiritualistas e espíritas, do engolimento de verdades que somente prestam àqueles que se servem dela para a autodefinição de cristão, sem parâmetros ou essência cristã, sem elo ao verdadeiro nome que se segue em relevância ao trabalho proposto pelos verdadeiros adoradores do amor que Ele pregou, e não do homem.

Escutei certa vez uma pergunta do tipo:  “ O que é ser cristão?” Acho que não sei ainda!!!
Como posso definir ser cristão, se vejo e ouço sistematicamente um monte de coisa definitivamente diferente do que eu entendo como ser cristão?!
Vejo pessoas de branco em casas espíritas, dizerem que o branco torna todos iguais perante a Deus... É mesmo???!!!
E o lado interior, e o que o “espírito” que nos visita vê tudo de todos, diz e entende?
Vejo o julgamento ao outro, que é uma prática normal do ser humano, ser levado ao extremo da falta de compaixão. E essa tal compaixão? Quando será exercida? Ah!!!! Tenha compaixão de mim, o outro pode esperar!!!

Muitos “irmãos” até dizem que deve-se fazer o trabalho assim ou assado, que invocar um espírito é assim, e evocar outro espírito é assado, doutrinar obsessor se faz deste jeito, e conversar com entidade faz de outro.
Pelo amor de Deus!!!!!
Como que se pode levar à praça, o que não se aprende em casa?!
Em meu entendimento, não existe modelo pré-programado para poder exercer o amor, simplesmente porque não se tem um modelo de como amar!!!! Ou você ama ou não ama!!!! 

Se muitos não conseguem fazer caridade plena aos seus, como conseguir isto com os outros, fora do âmbito familiar. Se o ser trai a confiança dos que mais próximo lhe estão, como falar a um espírito sem corpo, que ele deve perdoar?
Ou como então, dizer que um trabalho é melhor que o outro, se não estão sabendo sequer, avaliar o próprio comportamento, ante a luz da espiritualidade. Temos que retroceder um pouco, penso eu,  e repensar a maneira de atuarmos junto ao demais seres que nos ajudam a caminhar rumo a avolução. Para mim definitivamente... modelo de trabalho espiritual não existe, ou você faz com amor, ou não faz!

Amor é o que liberta, amor é o nos faz vivos, amor é o que nos leva além do medíocre, do mediano, do mediunismo comum ou da mediunidade simples!!! O amor nunca vai fazer ninguém menos ou mais médium, sacerdote, ou pastor que o outro, vai sim, tornar a todos os trabalhadores “CRISTÃOS”, independente do credo, da cor, da raça, e o trabalho a ser realizado, efetivamente iguais!

Continuo a afirmar que o meu coração é o meu maior guia espiritual, e as minhas ações feitas com amor, serão sempre as minhas maiores forças para continuar o meu trabalho evolutivo, dentro ou fora de qualquer instituição que eu abrace como casa de trabalho espiritual.
Falo por mim, sempre por mim!

...............................................................

- Meus filhos, na máxima: Fora da caridade não há salvação, estão contidos os destinos do homem sobre a Terra e no céu. 
Sobre a Terra, porque, à sombra desse estandarte, eles viverão em paz; e no céu, porque aqueles que a tiverem praticado encontrarão graça diante do Senhor.
Esta divisa é a flama celeste,  coluna luminosa que guia os homens pelo deserto da vida, para conduzi-los à Terra da Promissão. Ela brilha no céu como auréola santa na fronte dos eleitos, e na Terra está gravada no coração daqueles a quem Jesus dirá: “Passai à direita, benditos de meu Pai”.
Podeis reconhecê-los pelo perfume de caridade que espargem ao seu redor. Nada exprime melhor o pensamento de Jesus, nada melhor resume os deveres do homem, do que esta máxima de ordem divina.
O Espiritismo não podia provar melhor a sua origem, do que a oferecendo por regra, porque ela é o reflexo do mais puro Cristianismo. Com essa orientação, o homem jamais se transviará.
Aplicai-vos, portanto, meus amigos, a compreender-lhe o sentido profundo e as conseqüências de sua aplicação, e a procurar por vós mesmos todas as maneiras de aplicá-la. Submetei todas as vossas ações ao controle da caridade, e a vossa consciência vos responderá: não somente ela evitará que façais o mal, mas ainda vos levará a fazer o bem.Porque não basta uma virtude negativa, é necessária uma virtude ativa. 
Para fazer o bem, é sempre necessária  a ação da vontade, mas, para não fazer o mal, bastam freqüentemente à inércia e a negligência.
Meus amigos, agradeçam a Deus, que vos permitiu gozar a luz do Espiritismo. Não porque somente os que a possuem possam salvar-se, mas porque, ajudando-vos a melhor compreender os ensinamentos do Cristo, ela vos torna melhores cristãos. Fazei, pois, que vos vendo, se possa dizer que o verdadeiro espírita e o verdadeiro cristão são uma e a mesma coisa, porque todos os que praticam a caridade são discípulos de Jesus, qualquer que seja o culto a que pertençam.
PAULO Paris, 1860
Evangelho segundo o Espiritismo - Cap.15

...............................................................

Um grande beijo no coração de todos e fiquem sempre com Deus!

Beto Ribeiro.

10 comentários:

Líbia Caetano disse...

Caro irmão, amigo e parceiro!

Tenha a certeza que não é mais um post e sim um grande incentivo.

Não basta ter vasto conhecimento e não ter algumas das qualidades que completam o bom trabalho.

Fique com Deus!!
bjo

Beto Ribeiro disse...

Olá Libiazinha... rsrsrsrs

Sabe... sentei para escrever uma coisa que era completamente diferente disto.
E olha o que saiu.

Gostei também, devo ter recebido ajuda. rsrsrs

Beijo grande e fique com Deus!

Beto

Luiz Eduardo disse...

Meu irmão, é claro que recebeu, recebes e receberás sempre ajuda, pois és do bem, trabalhas para o bem e sempre realizando ações que pregam o amor ao irmão, ao próximo sem olhar a quem , Beto, sei das dúvidas e anseios que passam em seu coração, isso também acontece comigo por várias vezes, mas lembre-se de uma sábia velhinha que um dia nos disse .." dois é melhor que um e quatro é melhor que dois", meu amigo, irmão, parceiro, é em nome dessa união que digo que precisamos de tua energia para continuarmos fortes , perseverantes e alertas, nada acontece por acaso sabes bem disso , sendo assim , não esmoreça jamais, a hora vai chegar, e quando isso acontecer temos que estar juntos , como ontem , como hoje e como deverá ser amanhã.
Contamos com vc, precisamos de vc.
Parabéns pelo desabafo, ou melhor post(KKKKK), sabe onde estamos, que DEUS estea sempre com vc.
Bjsssssss
Dudu.

Beto Ribeiro disse...

kkkkkkkkkkkkk Fala Dudu!!!!!

Obrigado irmão pela força, e sei bem, graças ao "Pai", que posso contar sempre com vocês.

Valeu pelo comentário.

Brigadão!!!!! hehehehe
Bjssssssssss
Fique com Deus!!!

Beto

Anônimo disse...

Beto,

O que importa realmente é nossa moral,nosso comportamento com o próximo e com nós mesmos, sendo próximo principalmente os familiares,pois muitas vezes tratamos pessoas estranhas melhor que nossa fa'mília,independente de religião, ou local , o importante é sempre ter a mente calma,o coração sereno e muita paz!Apesar de não te conhecer você me parece essa pessoa de luz, que deixa sua luz por onde passa e busca sempre ajudar, e isto é o que importa!!Continue seguindo seu caminho vc é CRISTÃO sim ,porque ser cristão está nas atitudes!
Bjs
Pri Jacoby

Beto Ribeiro disse...

Olá Pri!!
Boa tarde querida!

Isso tudo que escrevi, me lembrou um cara que dizia que ele era sonhador, mas que não era o único.

Obrigado sempre pela companhia aqui no Ermitão, é um prazer ler os comentários sempre lindos que deixa.

Beijo grande e fique com Deus!!!

Beto.

Anônimo disse...

Tudo isso seria muito bonito se usássemos ao pé da letra, não é verdade?
Quando olhamos diante do espelho o que vemos é um ser mascarado, e que se fosse realmente mostrar a essência... Que feio! que triste,! como somos maquiadinhos e legaizinhos, e como forçamos a barra para não mostrar nosso lado feio como qualquer um que frequente qualquer lugar deste mundo!
Mas é bem bacana essa colocação tua
, ajuda a nos lembrar de nossa verdadeira face e procurar melhorar, para não parecermos tão corretinhos e engomadinhos!!

Beto Ribeiro disse...

Olá querido anônimo!

Estamos todos muito distantes da perfeição, aproveito então e agradeço suas palavras, pois, me serão muito úteis ao melhoramento e de todos que passarem por aqui.

É amigo, o espelho que cada um carrega em si, somente reflete ao próprio e a espiritualidade que o auxilia em sua caminhada, nunca esse reflexo será bem aproveitado pelo irmão que estará caminhando ao lado. E o peso das imagens que são mostradas a cada um, será de merecimento total, nunca poderá ser transferida a responsabilidade de quaisquer atos, a quem quer que seja, então irmão, rogo ao Pai, que abrande seu coração, e tire o peso que carrega nas entrelinhas de suas palavras.

Agradeço mais uma vez por passar por aqui, e nos deixar um pouco de você.
Que a graça do Pai possa estar enchendo seu caminho de luz, e fazendo que você acredite que as dores constantes em cada ser, é de própria autoria, e os irmãos estarão sempre prontos, ao auxílio quando solicitados.

Fique com Deus e se pudesse da próxima vez assinar, ficaria-lhe muito agradecido.

Um grande abraço.

Beto Ribeiro.

Adriana Ribeiro nunes disse...

Meu amigo, concordo com você , definitivamente não será um uniforme branco que nos tornará caridosos, dígnos de falarmos do Evangelho, de falarmos em nome da Espiritualidade ou de Deus!!! Ultimamente temos visto muitos irmãos equivocados em suas colocações e atitudes, certamente por acharem que não são vistos ou reconhecidos como realmente são. Reconheço que estamos muito longe da perfeição, mas o mínimo de descência e moral o ser humano deveria procurar ter, Alguns devem se julgar acima do bem e do mal, pois se assim não fosse não estariam tão perdidos fazendo seus discusos hipócritas e mentirosos...
Tudo isso me deixa triste, e indignada diante de tanta cara de pau, mas fazer o q não é, como diz um Grande Amigo nosso, devemos pegar esses erros como coisas que jamais devemos fazer!!!???
Que possamos fazer da nossa caminhada algo melhor, mais aproveitável para nós e para nosso semelhante que merece todo nosso respeito e carinho. que possamos ao contrário de certos companheiros, ser mais humanos!
Meu amigo desculpe o desabafo e obrigada pela sua amizade, lealdade e carinho. Q Deus te abençoe. Bj.

Beto Ribeiro disse...

Olá Adriana!!!!

Não tem que se desculpar por nada, o espaço aqui é democrático!!! hehehehe

Estaremos sempre juntos trabalhando para o bem, e que Deus nos abençoe todos os dias desta caminhada!

Beijo grande e fique bem, na paz de Cristo!

Roberto