terça-feira, 3 de julho de 2012

Os Orixás.


- As 7 linhas dos Orixás -

Painel desenvolvido para festa de 10 anos do Grupo Espiritualista Pescador de Almas
Niteroi - Rio de Janeiro - Brasil
Ilustração: Beto Ribeiro

Olá Pessoal!!
Quem sendo brasileiro nunca ouviu a palavra “Oxalá”?
É, muitas vezes utilizada para exprimir desejo de realização por alguma coisa, outras vezes utilizada para mentalizar a vontade de chegar bem no topo de uma determinada situação. Pois bem, o que venho trazer aqui hoje não é somente esta palavra ou seu significado único, mas, uma forma mais abrangente sobre o que religiosamente ela define, em se tratando de linhas de Orixás.
Sim, impossível se falar de Orixás no Brasil, sem se falar em Umbanda, porém o assunto Umbanda, - Umbanda considerada como patrimônio imaterial por parte do Governo do Estado do Rio de Janeiro (lei 5.514 de 16/09/2009), ratificando perante à sociedade sua genuinidade e personalidade religiosa brasileira. - darei apenas uma pequena passada, e ficará para um outro post uma explanação mais abrangente,

Vou postar aqui, em três partes, as Sete Linhas de Umbanda, seus Orixás, significado, nomes, cânticos... Enfim, umas coisas bem interessantes para tentar desmistificar um pouco, e afastar também alguns conceitos pré concebidos, por pessoas que confundem seitas com religiões, e que por vezes perdem boas oportunidades de conhecimento, entendimento, e melhoria espiritual, já que a aceitação do ser como espírito, esta é inegável.
Neste primeiros post falarei sobre Orixalá.
Vamos lá?! Espero que gostem!!

- Orixalá | Oxalá -

Imagem original: www.google.com.br
Imagem final: Beto Ribeiro


| Umbanda |
A Umbanda não foi codificada, como foi o kardecismo em sua origem por Hippolyte Leon Denizard Rivail (Livro dos espíritos, Livro dos médiuns, Evangelho Segundo Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese) a Umbanda foi manifestada e o kardecismo esclarecido, por isso temos muito a aprender com o Kardecismo sobre esclarecimento e eles muito a aprender conosco sobre manifestação.
Costumo dizer que se não temos uma “Bíblia Umbandista”, todos os livros sagrados da humanidade são nossos, para extrairmos o que eles tiverem de melhor, temos a liberdade de estudar a Bíblia Cristã, o Tora (Judeu), O Alcorão (Muçulmano), O Tao Te Ching (Chinês), O Zend Avesta (Persa), Os Vedas (Hindu) e tantos outros.
Não é uma seita religiosa, é religião, portanto tem seus fundamentos próprios que devem ser esclarecidos. O conceito de seita é muito antigo e vem da época em que haviam religiões oficiais, onde aqueles que se opunham de alguma forma àquela liturgia, formando grupos dissidentes, eram chamados de seitas e portanto considerados “hereges”, à margem da sociedade...
...Podemos e devemos absorver o conhecimento de outras religiões, ampliando assim nosso universo espiritual. Na verdade temos a aprender com todos e todos têm a aprender conosco, quando a única religião for o Amor, o que existirão serão práticas diferentes deste Amor, Umbanda é a nossa prática do Amor...
...Cada um ou cada grupo umbandista realiza seus trabalhos, sessões, segundo seu ponto de vista, sem deixar de ser Umbanda. Cada casa, templo ou tenda é diferente um do outro e todos são centros ou “igrejas de Umbanda”. O que há em comum é a essência e não a forma!


| As sete linhas de Umbanda | 

Sete são as Vibrações Originais ou Linhas da Umbanda:
Orixalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Yori, Yorimá e Yemanjá.

Orixalá.
Esta Vibração tem a supervisão de Jesus, o Cristo, e representa o princípio, o Incriado, o Reflexo de Deus, o Verbo Solar. É a Luz Refletida que coordena as demais Vibrações Originais, não em seus Pontos Iniciais, e sim em suas exteriorizações que se fixam no nosso Mundo, e que dão a Magia aos Orixás que integram e dirigem na prática a Lei na dita Linha.

Na adaptação popular dos Terreiros, diz-se como “Linha de Oxalá”.

O astro que corresponde a essa Vibração é o Sol.

A cor é a Branco ou Amarelo-Ouro.

O Dia é o Domingo.

O Mediador é o Arcanjo Gabriel.

Canto Para Oxalá



Canto Para Oxalá (Idioma Yorubá)
(Rita Ribeiro)

Oni saurê
Aul axé
Oni saurê
Oberioman
Oni saurê
Aul axé babá
Oni saurê
Oberioman
Oni saurê
Babá saurê
Aul axé
Baba saurê
Oberioman
Baba saurê
Aul axé babá
Baba saurê
Oberioman
Baba Saurê
Ah, ah, ah...
Oni saurê
Aul axé
Oni saurê
Oberioman
Oni saurê
Aul axé babá
Oni saurê
Oberioman
Oni saurê
................................................

NOTA: Orixalá ou Oxalá?
A Vibração Original (a Linha) se chama Orixalá, com o tempo contraiu-se para Oxalá que por sua vez é o nome do Senhor Jesus Cristo. Então é bom frisar que Orixalá é a Vibração Original (a Linha) e Oxalá é o Senhor Jesus Cristo. Assim sendo, para não dar muita confusão, fazemos: Considerando-se que Jesus Cristo (Oxalá) está ligado diretamente a Vibração Original Orixalá, saravamos o nome Oxalá com o pensamento de estarmos saravando a Vibração Original (a Linha) e a Jesus Cristo ao mesmo tempo. 

Fonte Texto:
Baseado parcialmente no livro
Umbanda de todos nós -  W.W. da Matta e Silva
.................................................

E aí pessoal, o que acharam?!
Na próxima semana tem mais!!!

Um grande abraço e beijo no coração, fiquem com Deus!!!

Beto Ribeiro.

6 comentários:

Adriana Ribeiro nunes disse...

Roberto, agradecemos o esclarecimento, nos ajudando a compreender melhor o assunto. rsrsrsr
Bj.

Beto Ribeiro disse...

Olá Adriana!!!
Boa tarde querida!!

Por nada menina!!!

Beijo grande, fique com Deus!!

Roberto.

Anônimo disse...

Muito bom ter acesso a essas informações que ajudam a desmistificar as religiões que acreditam na existencia de espíritos.
Bjs
Pri Jacoby

Beto Ribeiro disse...

Oi Pri!!!

Você veio!!! Que bom!
Sim, acredito muito que a falta de informação leva ao preconceito.

Obrigado muitão!!!

Beijo grande, fique com Deus!!

Beto

Unknown disse...

Beto, querido! Que bom que está fazendo essas postagens! Isto é bom e muito esclarecedor! Quando conversamos sobre fiquei um pouco perdido, agora podendo ler aos poucos o estudo é facilitado!
Abraços, meu querido!
Inté breve!

Beto Ribeiro disse...

Fala Pedro!!!

Legal que estou ajudando de alguma forma.

Amanhã (terça-feira), colocarei mais uma parte do post.

Um grande abraço cara!!! Obrigado por ter passado e deixado coisa boa por aqui.

Valeu!!! Fique com Deus!!!

Abraço grande, até!!!

Beto.