sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ser Pai...

O que é ser pai?


Um dia acordei e recebi uma notícia. Eu seria pai pela primeira vez.
Choque? Não. Sem reação, a alegria era tanta que superava qualquer aparente sentimento de estampa em minhas faces, bobonas de nem mesmo saber como reagir a tal comunicado.
E o ser foi se formando em seu mundinho de água e sais, a cada palavra minha de fora daquele lugar, ela reagia se mexendo instantaneamente, me contorções adoráveis a cada momento que eu parava de falar, de cantar ou de chamá-la de princesinha.
Sim princesinha, porque sabia ser menina, sem nome ou rosto, mas, menina.
Durante o tempo que cresceu no ventre da mãe, conversas longas tivemos, piadas, sacadas, brincadeiras, e o temor da falta de referências de ser pai.
Ser um modelo, não para ela, porém, para mim mesmo, o cara sem privilégio de tal sabor durante os seus trinta e tal, e constantes grilos de aflição, nos pensamentos do Beto filho, querendo ser Beto pai.
Então ela chegou. Linda? Karaka!!! Era normal!!!!
Mas infinitamente maravilhosamente minha princesinha Thaís.
E como não chorar, minha reação foi imediata, ao pegar no colo e retomar uma vida pausada por um tempo reencarnatório da sabedoria divina.
Thaís, Tatis, Princesinha, Perereca, tantos nomes, mas um único amor, uma única forma de traçar seus passos pastorando seus caminhos, com interferências mínimas, para não arranhar o brilho da peça dourada que a mim foi entregue em puro sentido de guarnição.
Minha primeira filha, e agora? Como dar molde a essa maravilha que veio até mim, na busca de uma companhia aos meus ensinamentos acordados comigo, talvez no além?
É... Robertinho churrasquinho... rsrsrs
Quanto trabalho em levar ao jazz, fazer comida preferida, pentear o cabelão, quanto choro e resposta pronta, "beleza doi.", e tudo terminava em grandes brincadeiras.




E o presente duplicou, veio a minha caçulinha Marina, Putuca, Bebezinho...
Na tentativa de fazer igual, me perdi muitas vezes, sem perceber que jamais poderia traçar a mesma estratégia, o mesmo modelo, o mesmo caminho, mas sempre colocando o mesmo carinho.
Que pessoinha diferente, meiga, mel puro, de adocicado carinho espontâneo e presente, em demonstrações explícitas de como queria ser amada.
Gargalhada sem igual, desde bebê, inconfundível bico de mau-humor, na mas pura troca imediata pela tal gargalhada. kkkkkk
"Quero ser desenhista igual a você pai." Momentos mágicos ao ouvir certas afirmativas, de um eu te amo pai, ou abraços infinitamente adoráveis, nas horas mais singulares.
Meu aprendizado constante, me diz que estou ainda longe do pai ideal, mas o esforço é diário, para alcançar uma pequena porcentagem de acertos, os quais possam conduzí-las ao bem, ao caráter reto, ao cultivo de coisas boas, e a busca sempre do amor incondicional.
Meus erros, talvez sejam muitos, mas tenho plena consciência que o amor inteiramente e diariamente doado a elas, me torna o pai que eu queria um dia ter podido viver em momentos mágicos, de brigas e sorrisos, mágoas e perdões, mas, amizade e cumplicidade até o final desse caminho.




Dedico esse pedacinho da minha experiência de pai, aos meus vários amigos, amigas e filhos agregados por afinidade ou presente divino, que tem ou não esse privilégio de ter pessoinhas chamando por cada um deles, em vários momentos, com essa palavrinha adorável.


Beijo no coração de todos e fiquem com Deus.

Beto Ribeiro

7 comentários:

Unknown disse...

Queeeee shooooooowww aíiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
TEE LOVEE COROOAA!!!! KKKKK !!!
BEIJOOOS TEE AMOO! =DD

Luiz Eduardo disse...

Cara parabéns pela linda família que vc tem , e pelo paizão que vc é, continue sempre assim meu irmão!
Um beijo no coração e parabéns pelo dia de amanhã!!

Unknown disse...

oi pai eu gostei muito do que vc escrevel muito legal, eu te amo muito feliz dia dos pais eu te amoooooooooooo Love...

Josiane disse...

Fala meu camarada!!!
Fiquei emocionada mesmo, coisa marrr lindaaaaaaaa!!!
Feliz todos os dias meu amigo!!!

Katia Bonfadini disse...

Beto, parabéns pelo texto lindo e emocionante e pelas filhotas especiais!!!! Bjs!!!

Adriana Ribeiro nunes disse...

Roberto, a sua tarefa está sendo muito bem realizada, pois vc é um pai como poucos. Consegue ser amigo, sem se perder na função de pai q tb precisa impor limites!!! Parabéns!!!

Nanda disse...

Parabéns Beto pela linda estória que constrói a cada dia!!!
Beijos no coração de vocês!