terça-feira, 15 de março de 2011

Salve a poesia!!!

Olá pessoal!!!!

Estas duas semanas foram bem marcantes para todos nós.
Alegria do lado ocidental do globo, com o carnaval, festa que expressa o extremo da alegria de vários povos, e do lado oriental, a tristeza de uma onda gigantesca a varrer tudo que estivesse pela frente, inclusive pessoas, que mesmo bem preparada para estes supostos acontecimentos, se sentiram inúteis ao brado impiedoso da natureza, reclamando seu espaço e suas dores por ser tanto tempo maltratada por muitos.
Bem, como ontem dia 14.03, foi o Dia Nacional da Poesia, nada mais normal pra mim, que tento ser um poeta - amador muita coisa, porque todos que escrevem o são -, colocar em linhas uma pequena homenagem à alegria e à tristeza, que fizeram parte dos meus dias neste período.

Entendo a poesia como a maior forma de expressão do sentimento humano, depois é claro, do beijo e do abraço, e entendo também que ela tem duas vertentes, uma que pode dizer nada pra muitos e outra que pode dizer um mundo pra poucos, e só entenderá isso, talvez, aquele que um dia receber uma poesia, mesmo que mal escrita, mesmo que sem rimas, sem métrica, mesmo que sem muitas formas acadêmicas de escrever, mas acredite, esta poesia será o mais puro sentimento desprendido por um ser e direcionado a outro, sendo ele humano ou não, mais um componente que divide um espaço físíco ou espiritual com um outro alguém. 




....................................

Certa vez perguntaram ao Mário Quintana o que significava um de seus textos, então ele disse: "Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro."
....................................

Outra vez em um programa de entrevista, em rede aberta de tv, fizeram a mesma pergunta ao Mário Prata, sobre um de seus textos que constava em prova de vestibular, e a resposta foi categórica: "É exatamente aquilo que escrevi."
....................................


Então... acho que não é bem assim, penso somente que, quem escreve pode sim, semear no coração de quem lê uma fonte luminosa direcionada mais além, deixando assim o entendimento por conta de cada um. Portanto sintam, e se possível quando receberem uma poesia, expressem um sentimento qualquer, o autor com certeza irá apreciar de forma única, a forma de amar. Esse pensamento deve ser porque sou amador. rsrsrs



Cinzas de quarta.


E a quarta se acinzentou...
os pedaços de trapos em meu trapiche,
escureceram a minha visão em fartos atos
de você ao distante sambar...
de torcer o coração com o gotejar
de suor em lânguidas mãos,
estouradas por erupções de esfregas entre si.

Três longos dias transformados em infinitas
e intermináveis horas insólitas de excursões,
em pensares de torres de nada,
em castelos de pesares,
num tudo que nunca se fez presente
ou em provas de insones dormentes
no meu coração de um tormentado querer.

Insano estar são, em um mundo
de vontades torpes, se enriquecendo
em verdades inversas, sorvendo sorrisos
que nunca serão estampados em versos
e em verdades de amor.

Quantas noites cinzas de segundas e terças
pensei em ti como cobertor de mim,
quantas lágrimas de quarta sensíveis,
derramei por ti pensar em brilhos pra mim,
e o não saber se aqueles sorrisos eram derramados
na verdadeira obra do mais profundo fio de vida
de amores entrelaçados no arrebentarem
de corações em verões.

Quartas cinzas...
de querer em verdade ter sua vida
em minhas mãos finas e cortantes de pierrot
em nuvens carnavalescas de colombina,
ser eu então um colírio a limpar seus olhos com a minha visão,
de furor e uivos de torrentes de vida vazando por meus poros
limpos e límpidos de fina flor de amor e paixão...




Março em águas.


Quando março findar
e forem suas águas partir,
colherei uma vez mais boas eras,
nas escaladas em vidas secas de depois.

Flores não brotarão com o ir embora de um verão,
nem heras sorrirão, nem contos de não ter
prolongarão gracejos de fingir, ou de vida enganada,
em uma estação com folhas de heras em escalada.

Mês de canto, de dor e de tremor
mais águas, menos amor, sem verso ou prosa azul,
apenas a dor rosada de nunca mais ter pousada,

pois, em ano de águas rasas
nunca nascem flores douradas,
apenas rasteiras em muros, em Heras.


Imagens originais: www.google.com.br
Imagens finais: Ermitão do Giz

Valeu pessoal, beijo no coração e um forte abraço.

Beto Ribeiro.

6 comentários:

Anônimo disse...

Lindos versos!!Um perfeito poeta!!
Parabéns!!
Pri Jacoby

Beto Ribeiro disse...

Olá Pri!!!!
Obrigado pelo carinho!!!
Beijo grande!

Anônimo disse...

Poesia... algo impressionantemente indefinido, que nos faz refletir e ver que a vida não é feita apenas de problemas ou histórias fantasiosas de contos de fada. Ela pode ser muito mais do que isso.
Ela pode ser a fala que brota de nosso inconsciente, mostrando quem realmente somos, mas não para os outros e sim para nós mesmos.
Ela pode mostrar que o mundo lá fora é bem maior que a nossa "caixinha de fósforo", e que nossos pensamentos mesmo sendo os mais atuais e informados podem não estar completos.
Ela abre nossos olhos para novos horizontes, que se encontram dentro dos corações que estão feridos ou incapazes de compreender tamanha façanha.
Poesia... a arte que enche as nossas almas. Que tira o peso da tristeza quando não mais suportamos, que limpa e purifica nosso ser para que ele possa se preparar para uma nova aventura apaixonantemente indomável e que nos serve como a mais perfeita terapia que faz uma completa leitura de nós mesmos.
Poesia o santo remédio.
Para quem souber compreender-la.

Parabéns pelo seu grande talento de viver.
Bjs...
ass.: Alícia.

Beto Ribeiro disse...

Karaka!!!!!!! Alícia!!!!!

Minha filha (3), que presente lindo você me deu com esse comentário, querida!
Muito obrigado por encher meus olhos com um mar de alegria, e de também me fazer constatar que os vários trabalhos que vocês deixaram que eu participasse, serviram para fazer de você essa pessoa linda e seguramente vitoriosa mais adiante.
Valeu meu anjo, por ter permitido que eu fizesse parte do seu aprendizado.
Que Deus te abençoe.

Tio Beto

Sabrina Pires disse...

Querido amigo,

Quanta emoção e luz rolou neste momento em que vc se enchia com esta linda dádiva de Deus: ser poeta! E mais ainda, nos enchendo de energia quando nos transfere tanta pureza e sensibilidade através das suas palavras. Como disse no comentário da Alícia, que por sinal lindo nome, certamente será o nome da minha futura linda filha que terei um dia, em nome de Deus, nos remetendo a emoção que poucos são aqueles que compreendem a poesia com pureza nos olhos e no coração.
Obrigada também por mais este momento de emoção!
Um grande beijo.
Sabrina.

Beto Ribeiro disse...

Sabrina querida!!!!!

Tudo que desejamos que nos aconteça, primeiramente formulamos uma ideia dentro de nós mesmos (chamo isso de plasmar), e quando plasmamos qualquer ideia, é porque o mundo astral já está compartilhando desta mesma energia com a gente, e está também, se mobilizando para nos ajudar.
Então... o seu sonho de uma futura Alicia já deve estar a caminho. Somente o tempo é que não podemos precisar.

E mais uma vez, muito obrigado pelo carinho costumeiro, comigo e com meus versinhos.rsrsrs

Beijo grande, que o Pai te abençoe sempre.

Roberto