terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Feliz aniversário Ermitão!!!!

Poderosa Isis... Um ano depois!



Olá pessoal!!!

Parabéns pro Ermitão, ele é legalzão...
Um ano de Ermitao do Giz, pra deixar todo mundo feliz!!! kkk

Aí gente, uma das coisas que mais gosto de fazer, além de desenhar sozinho rsrs (origem do nome do blog), é escrever sozinho kkkk. Longe de mim egoísmo, ou mundo umbilical, quem me conhece ao vivo e a cores sabe bem que minha vida é exatamente o contrário.
E por conta disso, resolvi comemorar diferente esse primeiro aniversário do blog, presenteando a vocês, que passaram por aqui um pouco mais de 13.000 vezes (é bonito isso, né? hihihihi) com uma outra coisa que também me deixa fascinado, nesta minha tentativa humilde de encarnação.
Mitologia... especificamente a egípcia.

Juntando isto que gosto, e fazendo uma poção em um caldeirão de magia, resolvi contar um pouco da mitologia egípcia de  Isis e Osiris, de uma forma meio diferente...

Uma vida e um amor incondicional entre dois seres, acima de qualquer fonte carnal que possa ser pautada em verbo, um amor maior que nem o tempo poderia supor guardar, que cercou essas duas divindades em um misto de esperança e dor, encontros e desencontros, amores e perdas, enfim, momentos de prazer em se darem muito, por conta de tanto amor.
Vejam... ou melhor, leiam!!!! rs

- A lenda de Isis e Osiris - 

, o deus-sol, descobrindo que Nut, a senhora dos ceus, estivera em companhia de Geb, a terra, lança sobre ela um castigo pelo qual a deusa não poderia procriar em nenhum mês ou ano. O deus Thot, também apaixonado por Nut, em um jogo com a lua ganhou-lhe a sétima parte de cada uma de suas luminárias.

Juntando essas partes, que formavam ao todo cinco dias, acrescentou-as aos trezentos e sessenta dias do ano. Dessa forma Nut pode gerar filhos. No primeiro dia nasceu Osíris; no segundo Hórus (o velho); no terceiro Seth; no quarto Ísis; e no quinto dia, Néftis. Seth casou-se com Néftis e Osíris com Ísis.

Osíris dedicou-se a civilizar seus súditos, desviando-os do seu antigo estilo de vida nômade, indigente e bárbaro.

Ensinou-os a cultivar a terra e a aproveitar da melhor maneira os seus frutos; ensinou-os a trabalhar com os metais e a fazer armas para defenderem-se das feras; convenceu-os a viver em comunidade e a fundar cidades; deu-lhes um conjunto de leis para que por elas o povo regulasse sua conduta e instruiu-os na reverência e adoração aos deuses.

Ísis, a irmã-esposa de Osíris, curava as doenças dos homens e expulsava os espíritos malignos com magia; fundou a família; ensinou os homens a fazer pão e às mulheres todas as artes femininas. Osíris decidiu levar esses conhecimentos ao resto do mundo e confiou a regência do seu trono a Ísis. Durante a ausência de Osíris, seu irmão Seth tentou apossar-se do trono, mas foi frustrado em suas intenções por Ísis.

Osíris regressou de sua viagem, concluída com êxito, e Seth armou nova trama: tirou as medidas do corpo de irmão, em segredo, e mandou fazer uma bela arca, adornada e realçada com pedras. Deu uma festa em comemoração ao retorno de Osíris e propôs que presentearia com a arca a quem nela entrasse e a ocupasse com o próprio corpo. Todos os convidados entraram na arca mas ela sempre resultava grande. Chegou a vez de Osíris cujo corpo, de grande estatura, adaptou-se perfeitamente à arca. Seth e seus cúmplices fecharam a arca lacrando-a e lançando-a no rio Nilo...


Bem pessoal transformei então, uma parte desta lenda em sonetos, tentando transmitir a todos, a minha visão de como é um amor incondicional, que supera o tempo/espaço...
Espero que gostem, pois, a forma poética de transmitir o amor, ainda é a melhor maneira de contaminação de nossas vidas pelo bem. rs Vamos lá!


... Os sorrisos de Isis ...

Sorriso de Isis

Que paz me traz...
verdadeiro sentido do temperar de um dia
fechado com a gentileza de um sorriso
sem direção, apenas sereno e pequeno.

seria um milhão se não fosse somente um,
minúsculo de audição, vago de melindres,
cântico de deuses a estalar nos ouvidos
dos incrédulos, em clamor de amor.

Ah... sutil obra rara da majestade enigmática,
que por esfinges mostras o seu sorrir
iluminando as areias tímidas das dunas...

solta e leve, monta e carregue
em bracelete dourado,
desenho hieroglifado em doce prazer.


Sorriso de Isis II (Néftis)

O cansaço me abate,
andarilho suado, cativando as areias
do deserto interno de um humano que
zomba de mim mesmo em progresso,

minhas partes espalhadas em um Nilo
de sombras e lembranças torpes
boiam a míngua em ardentes raios
dourando a carne fria.

Poderosa deusa, não me veja Néftis
recolha meus pedaços e os faça unidos
na trama do seu tecer iluminado.

Que Nut seja aqui sob seus pés,
e a tempo e hora, conceda te transformar
em águia de águas puras, em me olhar.


Sorriso de Isis III (Osiris)

Meus olhos não viam minhas mãos,
pedaços de corpos espalhados
naquele Nilo desbravador do solo seco
e escaldante, em deserto de almas,

rogava a ti, por lágrimas curadoras,
porém, onde estavas tu?
A minha procura em vão, a andar 
em assoreamento das margens de adeus.

Nunca me deixe de procurar, por me juntar,
una as partes de nós dois, em um único
coração que está particionado em só,

soluça por suas mãos caridosas,
em apaixonadamente sentir-me no
diminuto pranto na busca do teu peito.


Sorriso de Isis IV (Érica a árvore)

Floresceu rapidamente, ao olhar-me
em martírio latente e tempo ateu,
procurando restos meu, sem perceber que pedaços
se espalhavam em corpo seu

como num passe de magia, 
rodeou-me feito caixa, enredou-me feito lírio,
em um embaralho de proteção e adoração
viste a mim por dentro, inquestionável e imortal, 

gostar tanto reprimido em adorno adorável,
se daria em tempos doados de amor
em saber do seu destino em relato de menino,

caberia a Nut... e a ti rasgar o veu... se mostrar a mim,
sem toques dourados ou cabelos prateados,
e me tornará a abrir, no milagre do sorrir.


Sorriso de Isis V (Pirâmides)

Magia antiga se fez presente
reúne a deusa e fonte de luz,
outros auxiliam em cântico doce
em adoração o amor seduz,

abrandar a cegueira do corpo
transpõe a leveza da alma
empregando a lágrima e a calma
na doação ao alto, em ato de amar.

Além da cura o sinal da leitura
encrostado em paredes que só o tempo irá revelar,
Deusa, diva, santa, amiga se deu de presente

Linda vida, devolve e vai,
sorrirás como fada em ti comigo,
e amarás como o escrito em mim ao abrigo.

Fonte de imagens:
imagens originais: www.google.com.br
imagens finais: Ermitão do giz.

E então pessoal? Como me sai contando essa lenda de amor?
Espero que tenham gostado do presente que escolhi para comemorar um ano de blog.
Comentem, expressem aqui os mais diversos sentimentos de todos nós, seres humanos, contidos e incontidos no ato de representar e apresentar as diversas maneiras de amar.

Obrigado por esse ano inteiro que estamos juntos por aqui.

Fiquem com Deus e um beijo enorme no coração de todos!

Beto Ribeiro

11 comentários:

Sabrina Pires disse...

Parabéns Ermitão!!!!! Muitos anos de vida pra vc e seu tutor rsrsrs..... Que continue ezcrevendo e trazendo para todos nós uma lição a cada semana...
E que venham muitos outros por aí!!!!!!!!
Abçs!

Beto Ribeiro disse...

Olá Sabrina!!

Muito obrigado pelo carinho de sempre.

Beijo grande!

Beto.

Katia Bonfadini disse...

Parabéns, Beto! Amei a descirção do seu perfil! Você é realmente uma pessoa iluminada e especial! Hoje você é meu convidado especial e tenho muito orgulho disso! Um beijo enorme e vida longa ao Ermitão!!!! Bjs!

Beto Ribeiro disse...

Olá Katinha!!!!!

Adoro quando você passa por aqui, traz sempre ótimos fluidos com esse sorrisão. kkkk

Obrigado muitão aqui e no casos e coisas da bonfa!

Valeu beijo grande!

Beto

Unknown disse...

Feliz Aniversário Ermitão do Giz!
Parabéns, Beto longos anos de vida criativa e produtiva pra vc e pra este Blog que presenteia seus seguidores e aos visitantes eventuais, como eu.
Amei o Profissão Pai; kra revivi kda 'pedacinho de sua história de vida' ao ler seu delicioso texto. Voltei lá bem atrás - no túnel do tempo - quando nos conhecemos, xiii...muito tempo, bons tempos! Lindas as suas mocinhas, belíssimos exemplares Ribeirídeos, amei isso tb.
Aliás vc tem a perspícácia dos Ribeiro sem deixar de lado a fibra desse nome.
Bjs, querido e parabéns por todas as suas criações!
Luci Ribeiro

Beto Ribeiro disse...

Olá Luci!!!!

Muito obrigadãooooo!!!

Nós os Ribeirídeos espalhados pelo planeta terra, temos fibra sim e muito amor para troca. kkkkkk

Você (sssss são) é muito 10!

Beijo querida e que muitos anos venham ainda.

Fique com Deus.

Beto.

Anônimo disse...

É meu velho mais um filho que faz aniversário, que o Ermitão continue sendo um veículo de informação e propagação da doutrina espírita, com seriedade, harmonia e respeito, diga-se de passagem características que o mentor desse blog tem de sobras.
Bjs e parabéns !!

Anônimo disse...

Cara esse anônimo sou eu Dudu, KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Beto Ribeiro disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fala Dudu!!!!!

Valeu irmão, vamos juntos levar isso tudo ao máximo de pessoas que puderem e quiserem ouvir e ler. rsrsrs

Que a paz esteja sempre a nosso favor, e as entidades do bem, nos acompanhando em todos os momentos!

Obrigadão e Deus te abençoe sempre!

Beijo no coração!

Beto

Anônimo disse...

Tiooo!!

Não disse que ia passar aqui?? Tô cumprindo agora!!

Vim parabenizar pelo ótimo trabalho! Veia artística é outra coisa, né??

Só um comment extra sobre a lenda: Maior incesto!! Eu tenho nojo!! =b

Mas ignorando essa parte, os sonetos estão a la Vinicius!

Beijão

Beto Ribeiro disse...

Olá Debora!!!!

kkkkkk, tá parecendo Tim Maia né, "vale tudo!!!!"

Valeu filha!!!!!
Bjs